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Tesla está arrastando a Apple para seu próximo teste de acidente fatal do piloto automático

A Tesla irá a tribunal na próxima semana sobre o papel que o seu sistema Autopilot desempenhou num acidente fatal em 2018 – e quer que a Apple testemunhe em sua defesa.

Tesla quer provar que o engenheiro da Apple Wei “Walter” Huang estava jogando videogame em seu telefone no momento em que seu Modelo X com piloto automático bateu em uma barreira de segurança ao longo da rodovia US 101 em Mountain View, Califórnia, em 2018. E agora, A família de Huang, que está processando Tesla por homicídio culposo, alega que Tesla está trabalhando secretamente com a Apple para ajudar em sua defesa.

Em uma moção pré-julgamento apresentada esta semana, os advogados que representam a família de Huang acusaram a Apple de “se envolver em uma ‘solução alternativa’ de descoberta secreta para ajudar a apoiar Tesla em sua defesa do caso pendente”.

A família de Huang acusou a Apple de “se envolver em uma ‘solução alternativa’ de descoberta secreta para ajudar a apoiar Tesla”

Na sua investigação inicial, o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes descobriu que um videojogo – “um jogo de estratégia de construção de mundo com capacidade multijogador” – era a aplicação mais avançada no telefone de Huang no momento do acidente. Mas os investigadores não conseguiram determinar se ele estava jogando ativamente quando seu Modelo X bateu na divisória de concreto.

“Os dados de registro não são específicos o suficiente para determinar se o motorista do Tesla estava segurando o telefone no momento do acidente”, disse o NTSB em seu relatório.

No entanto, registros históricos do telefone de Huang encontraram “um padrão de jogo ativo” durante as horas de deslocamento matinal nos dias que antecederam o acidente e transmissão de dados “consistente com a atividade de jogo online” nos minutos que antecederam o acidente. A família de Huang afirma que ele deixava jogos rodarem passivamente em seu telefone para coletar dados.

Os advogados da família Huang dizem agora que a Tesla, com a ajuda da Apple, está tentando reverter isso no último minuto, apresentando uma declaração de um engenheiro da Apple, James Harding, que afirma que a empresa determinou que Huang estava ativamente jogando o jogo em a hora do acidente. Harding trabalhou na Apple por 18 anos como gerente de “ferramentas e serviços de depuração de sistema”, de acordo com seu LinkedIn.

Registros históricos do telefone de Huang encontraram “um padrão de jogo ativo”

Ao apresentar o depoimento de Harding como uma declaração e não como um depoimento, Tesla e Apple estão tentando “contornar o processo de descoberta”, afirmam os advogados que representam a família de Huang. Eles também criticaram as empresas por apresentarem a declaração de Harding cinco meses após o encerramento da descoberta, negando-lhes a oportunidade de questionar o gerente da Apple antes do julgamento. Tesla planeja chamar Harding como testemunha.

Os advogados da família Huang intimaram a Apple, buscando mais informações sobre a declaração de Harding. No mês passado, a Apple apresentou um pedido para anular a intimação, argumentando que os advogados de Huang estavam buscando “um volume substancial de material privilegiado da Apple”.

“A Apple não é parte neste caso, nunca compareceu e não recebeu qualquer notificação de ordem relativa à disputa”, argumentam os advogados da empresa em seu pedido para anular a intimação. “Embora a Apple esteja pronta para trabalhar de boa fé com as partes e para cumprir as suas obrigações como testemunha independente, não é muito clara sobre as suas obrigações atuais e procura orientação do Tribunal.” (Um porta-voz da Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.)

“A Apple não é parte neste caso”

O julgamento é um grande teste para os esforços legais contínuos da Tesla para atribuir acidentes envolvendo o piloto automático à desatenção do motorista. A estratégia da Tesla foi bem-sucedida em julgamentos anteriores, nos quais evitou a culpabilidade em pelo menos dois processos por homicídio culposo.

O caso Huang parece ser um teste crucial para esta defesa. Tesla insiste que o piloto automático é seguro e só falha quando os motoristas estão distraídos. Mas a equipe jurídica da família Huang planeja citar casos em que os próprios executivos e engenheiros da Tesla admitiram verificar e-mails enquanto usavam o Autopilot. Anteriormente, Tesla argumentou que algumas dessas declarações, inclusive do próprio Elon Musk, não deveriam ser admissíveis porque poderiam ser deepfakes.

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